2023-03-28
A identidade além do diagnóstico: Os “rótulos” clínicos por detrás da funcionalidade
Encontre seu especialista. Converse com um profissional sem sair de casa. Indique-nos a sua disponibilidade! Posteriormente será contactado (a) para confirmação da data e hora.
De forma resumida, personalidade é aquilo que torna cada pessoa numa pessoa diferente de todas as outras.
As Perturbação da Personalidade são diagnosticadas quando uma pessoa evidencia um comportamento pouco flexível perante as diferentes situações da vida, o que faz com que tenha dificuldade em adaptar-se, causando sofrimento a si própria e àqueles com quem convive.
Estes padrões de comportamento, quando comparados com o que é habitual nas pessoas do mesmo meio social e cultural, são desvios extremos e importantes da forma como a pessoa perceciona, pensa e sente as situações e se relaciona com os outros. É isso que lhes traz dificuldades ao longo da vida, pela incapacidade em se adaptar às pessoas e situações, o que causa sofrimento e dificuldades.
Os estudos apontam que cerca de uma em cada dez pessoas sofra de uma Perturbação da Personalidade. Contudo, este é um número geral que engloba todos os tipos de perturbação da personalidade.
Diferentes tipos de Perturbações de Personalidade:
- Perturbação paranoide da personalidade;
- Perturbação esquizoide da personalidade;
- Perturbação esquizotípica da personalidade;
- Perturbação antissocial da personalidade;
- Perturbação estado-limite (borderline) da personalidade;
- Perturbação histriónica da personalidade;
- Perturbação evitante da personalidade;
- Perturbação dependente da personalidade;
- Perturbação obsessivo-compulsiva da personalidade.
Como se tratam?
Do ponto de vista terapêutico, as Perturbações da Personalidade não têm indicação formal para receber tratamento farmacológico, podendo os fármacos ser usados pontualmente no alívio de alguns sintomas, embora, frequentemente, com pouca eficácia demonstrada.
Contudo, qualquer uma destas perturbações beneficia de forma muito evidente de intervenções psicológicas, sendo esta abordagem o tratamento de referência.