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No O2a Centro, contamos com uma equipa multidisciplinar especializada, que integra a colaboração da pedopsiquiatra Prof.ª Dra. Alda Mira Coelho, com vasta experiência clínica, particularmente nas Perturbações do Espetro do Autismo (PEA).
A Pedopsiquiatria é uma especialidade médica que avalia o desenvolvimento emocional, comportamental e relacional de crianças e jovens, permitindo identificar precocemente sinais de alerta, alterações psicopatológicas ou desvios no desenvolvimento. Esta avaliação é essencial para um diagnóstico preciso, um plano de intervenção adequado e um acompanhamento estruturado da criança e da sua família.
Na nossa abordagem, aliamos conhecimento científico, tecnologia e uma forte articulação com os contextos que rodeiam a criança - família, escola e comunidade - promovendo intervenções personalizadas e integradas.
Realizamos uma avaliação do desenvolvimento infantil completa e integrada, envolvendo as áreas de Psicologia, Terapia Ocupacional e Terapia da Fala.
Esta abordagem multidisciplinar permite-nos detetar precocemente sinais que exigem uma atenção especializada, assegurando uma compreensão profunda e global das necessidades de cada criança.
A intervenção precoce é essencial para crianças com Perturbações do Espetro do Autismo (PEA) - a nossa principal área de excelência clínica - e outras dificuldades do desenvolvimento, permitindo atuar nas fases mais sensíveis do crescimento com maior eficácia.
Estudos científicos comprovam que quanto mais cedo se iniciar o acompanhamento, maior será o sucesso da intervenção.
É nessa fase que o cérebro apresenta maior plasticidade, sendo fundamental atuar precocemente para estimular as funções neuropsicológicas em défice, aumentando a eficácia da intervenção e reduzindo o risco de dificuldades futuras ao nível da comunicação, compreensão social, comportamento e autonomia.
Consoante o caso, as terapias podem ser realizadas de forma simultânea, com sessões nas diferentes áreas a decorrer no mesmo período (com um valor mais acessível), ou de forma faseada, com cada valência introduzida progressivamente, ao ritmo mais adequado para a criança e a família.
Todo o acompanhamento é feito em articulação com a família e a escola, podendo ocorrer em ambiente clínico ou em contexto real, como na sala de aula ou em casa, sempre que isso beneficie o desenvolvimento da criança.
No O2a Centro, realizamos avaliações do desenvolvimento infantil com uma abordagem compreensiva e holística, centrada nas diferentes fases do crescimento da criança.
A avaliação incide sobre várias áreas do desenvolvimento, nomeadamente:
- Cognitiva
- Psicossocial e socioemocional
- Comunicação e linguagem
- Componente sensorial e motora
- Autonomia e funcionalidade no dia a dia
Este processo é realizado de forma integrada, envolvendo as valências de Psicologia, Terapia Ocupacional e Terapia da Fala, com especial destaque para as Perturbações do Espetro do Autismo (PEA) - a nossa principal área de excelência clínica.
Contamos com uma equipa treinada e certificada, tanto na observação clínica especializada, como na aplicação de instrumentos específicos de avaliação do autismo, assegurando um diagnóstico fiável e ajustado às características individuais de cada criança.
A Psicologia atua na identificação e intervenção de dificuldades socioemocionais, comportamentais e educacionais em crianças e jovens.
No O2a Centro, a nossa equipa de psicólogas credenciadas tem experiência em áreas como alterações do desenvolvimento, problemas de aprendizagem, hiperatividade e défice de atenção (PHDA), ansiedade, depressão e perturbações comportamentais e relacionais.
As problemáticas do desenvolvimento podem manifestar-se de formas muito distintas em cada criança, afetando áreas como a leitura, escrita, cálculo ou até mesmo as competências sociais.
No O2a Centro, realizamos uma avaliação aprofundada para identificar a origem das dificuldades e os fatores que as influenciam, permitindo delinear estratégias eficazes e personalizadas.
A nossa equipa está preparada para intervir em casos de dislexia, disortografia, discalculia, hiperatividade e défice de atenção (PHDA), bem como em situações em que fatores socioemocionais comprometem o desempenho escolar.
O apoio ao estudo é orientado por profissionais especializados, que utilizam estratégias adaptadas às necessidades e características individuais de cada criança.
O objetivo é valorizar os seus pontos fortes, promover a autonomia e contribuir para o sucesso escolar, dispondo também de orientação na realização dos trabalhos escolares.
As sessões decorrem individualmente ou em grupo, preferencialmente após o horário escolar, proporcionando um acompanhamento consistente e alinhado com o ritmo da criança.
Nas múltiplas relações que estabelecemos connosco e com os outros, vivenciamos frequentemente mal-estar e/ou sofrimento pessoal e relacional.
A psicoterapia e o aconselhamento psicológico podem ser formas de ajuda muito relevantes para dar novos significados a estas vivências, tais como:
• Terapia cognitivo-comportamental;
• Psicoterapia EMDR (uma psicoterapia de base neuropsicológica que intervém pela estimulação bilateral do cérebro no impacto psicológico das experiências de vida adversas e/ou traumáticas).
• Psicoterapia baseada em Mindfulness;
• Consulta do trauma e do luto.
Processo de apoio no autoconhecimento e na procura ativa de alternativas vocacionais que auxiliem o jovem na tomada de decisão.
O terapeuta da fala é o profissional responsável pela prevenção, avaliação, diagnóstico, tratamento e estudo científico da comunicação humana e todas as perturbações relacionadas com a função visual, auditiva, cognitiva, oro-muscular, respiração, voz e deglutição.
A comunicação engloba toda as funções associadas à compreensão e expressão da linguagem oral e escrita, assim como todas as formas de comunicação não verbal.
Como tal, intervém ao nível da linguagem, da comunicação, da articulação, da motricidade orofacial, da voz e da deglutição.
A terapia ocupacional, na área pediátrica, utiliza o brincar e as atividades da rotina diária da criança para avaliar e intervir no desenvolvimento das competências motoras, sensório-percetivas, cognitivas e sociais, que permitam a funcionalidade da criança nas atividades que lhe são significativas, como as de vida diária e de vida diária instrumentais, brincar, sono, académicas, sociais e de lazer.
Poderá realizar adaptações nas atividades imprescindíveis à funcionalidade, independência e autonomia da criança no seu dia-a-dia, bem como a adaptação de materiais, espaços, estrutura da atividade ou, possivelmente, exigências sociais, realizando muitas vezes o treino de autonomia e independência nas tarefas ou atividades onde se encontram dificuldades.
Cada vez mais se tem dado importância aos cuidados alimentares e à sua influência na saúde e neurodesenvolvimento.
O papel do microbioma no autismo tem sido muito realçado sugerindo maior atenção à hipersensibilidade e seletividade alimentar apresentadas por muitas crianças do espetro do autismo.
Por estes motivos resolvemos incluir uma nutricionista na nossa equipa, com vasta experiência nesta área, nomeadamente no espetro do autismo, possibilitando sessões de avaliação, acompanhamento periódico e aconselhamento parental, presencial ou online.
Poderá visualizar na secção ao lado o tipo de formações que disponibilizamos.
Perturbações do Espetro do Autismo:
Sessões sobre diferentes temas para pais ou professores (presenciais ou online, com possibilidade de dar formação em escolas):
A terapia familiar sistémica intervém diretamente sobre o sistema familiar nuclear e não nuclear e sobre problemáticas do funcionamento dinâmico da família.
As problemáticas do funcionamento dinâmico da família podem englobar problemas de comunicação, conflitos relacionais derivados de famílias com pais separados, famílias reconstruídas ou famílias multiproblemáticas, crianças e adolescentes com problemas comportamentais e/ou emocionais, perturbação da dinâmica familiar por uma perda, luto ou trauma ou ainda na resolução de triangulações familiares que impeçam a coesão entre os seus elementos.
O sinal que traz a família à terapia é interpretado como o aspeto “denunciador” de que existem dificuldades num funcionamento familiar ajustado é muitas vezes o ponto de partida para que se possa redefinir o problema, abrindo portas para o equilíbrio do sistema familiar
Analisando e avaliando as caraterísticas, necessidades e objetivos de cada criança, por vezes torna-se essencial intervir diretamente na relação, interação e comunicação com os pares.
Para aprender a ler e a escrever é necessário saber que a língua, no seu modo oral, é formada por unidades linguísticas mínimas – os sons da fala – e que os caracteres do alfabeto representam, na escrita, essas unidades mínimas. A tarefa de fazer corresponder um som da fala a um grafema quando desempenhada por crianças que não conseguem, ainda, segmentar o continuo sonoro nestas unidades mínimas, é algo muito complexo.
Tendo em conta os resultados da investigação relativa ao perfil da consciência fonológica infantil à entrada na escola, deve-se começar pelo treino da consciência silábica, que todas as crianças possuem naturalmente em fase de desenvolvimento avançado neste momento das suas vidas, desempenhando um papel fundamental na aquisição e no desenvolvimento das competências da leitura e da escrita.
O trabalho sobre a consciência fonológica, realizado precocemente, antes e durante a iniciação à leitura e à escrita, permitirá promover o sucesso escolar.
Em grupos de crianças com perturbações de desenvolvimento, nomeadamente o Autismo, a expressão corporal e dramática tem sido uma ferramenta cada vez mais usada devido aos benefícios empiricamente comprovados ao nível da cognição social (a forma como percecionamos o mundo à nossa volta e como percebemos o estado mental do outro), das competências sociais (a forma como interagimos com o outro), da expressão e regulação emocional.
• Grupos de promoção da autonomia e independência;
• Grupos de promoção de competências sociais;
• Grupos de regulação comportamental e emocional;
• Grupos de apoio e orientação parental;
• Grupos de apoio aos irmãos;
• Campos de férias / ocupação de tempos livres.
A musicoterapia é a utilização da música e/ou dos seus elementos por um musicoterapeuta qualificado, num processo de facilitação e promoção da comunicação, relação, aprendizagem, expressão emocional e outros objetivos terapêuticos relevantes.
Está comprovada a sua indicação e benefícios em perturbações de neuro desenvolvimento, nomeadamente nas perturbações de espetro do autismo, nas quais a música é uma área preferencial de comunicação e expressão.
No O2a Centro vamos ter o privilégio de ter sessões de Musicoterapia desenvolvidas por uma musicoterapeuta e musicista com muita experiência, nomeadamente na aplicação em crianças e jovens com espetro do autismo.
Pode realizar-se sessões individuais ou de grupo, abrangendo vários grupos etários.
Temos um conjunto de parcerias com escolas e diversas instituições, assim como apoio social a jovens com dificuldades económicas.
• Programas de ocupação de tempos livres;
• Programas de Mindfulness nas escolas;
• Estágios curriculares e profissionais.
• Iniciativas abertas à comunidade;
• Apoio social a jovens com dificuldades económicas.