2022-03-16
Sinais de alerta para rastreio em terapia ocupacional
Encontre seu especialista. Converse com um profissional sem sair de casa. Indique-nos a sua disponibilidade! Posteriormente será contactado (a) para confirmação da data e hora.
É certo e bem sabido por todos o quão bom é ver as crianças a brincar no exterior, correr, saltar, brincar com as folhas das árvores. Mas será que nos apercebemos do quanto a natureza pode ajudar a criança no seu desenvolvimento?
E, se pararmos para pensar bem no assunto, são inúmeras as oportunidades que iremos encontrar que potencializem o desenvolvimento de competências motoras para a criança, pela estimulação da realização de atividade física.
Contudo, os benefícios não se ficam pelo domínio motor – sabe-se atualmente que a exposição da criança a espaços verdes potencia a criatividade, resolução de problemas, abstração, noção de perigo e segurança, bem como a memória e atenção.
Para além disso, estudos reforçam ainda o efeito positivo da interação da criança com a natureza no estado emocional da mesma, pela existência de potencial para redução de stress e ansiedade.
E nada melhor do que a seguinte frase de Stephen Moss para resumir os benefícios da natureza na infância: “A natureza é uma ferramenta para levar as crianças a experimentar não apenas o mundo mais amplo, mas a si mesmas.”