2023-06-02

Psicologia

A importância de manter as rotinas nas férias

As férias estão quase aí e sabemos que muitas dinâmicas familiares se alteram.

A grande pergunta é, na maioria das vezes, onde e com quem ficarão as crianças enquanto os pais ainda estão a trabalhar? Entre estas preocupações, deverá estar também a continuidade das rotinas familiares durante o período de férias. Mas porquê?

 

Sabemos que o período de férias implica fazer atividades diferentes, em horários diferentes e, muitas vezes, com pessoas diferentes. Todas estas alterações poderão criar alguma insegurança e dúvida na criança, podendo levá-la a sentir-se insegura e sem vontade de experimentar novas atividades, muitas vezes imprevisíveis.

 

Desta forma, é importante dar continuidade a alguns aspetos da nossa rotina diária, como a hora das refeições, a hora de levantar e deitar, pois, para além de transmitirmos mais segurança à criança, contribuímos para que se sinta também mais capaz e preparada para as atividades que realizará de seguida.

 

Além de todos estes benefícios, manter alguns aspetos da rotina diária, como a hora de deitar e levantar, contribuirá também para uma boa higiene do sono, algo fundamental a manter durante o período das férias.

 

Por fim, e não menos importante, há que relembrar o final das férias e o regresso às aulas. Manter alguns aspetos da rotina diária durante o período de férias fará também com que o regresso às aulas se torne mais fácil.

 

Lembre-se: Rotinas e férias não têm de ser incompatíveis!

Outro artigos

Que podem interessar!
2022-03-15

A importância da relação terapêutica

2022-06-20

O Desenvolvimento linguístico durante a fase pré-escolar e escolar

2022-07-03

Importância da construção de materiais adaptados

2022-09-09

Quem é o psicólogo?

2023-06-23

A importância da natureza no desenvolvimento infantil

2023-10-09

A família no processo terapêutico