As crianças com PEA podem, desde muito cedo, apresentar dificuldades no desenvolvimento da linguagem. É comum haver atrasos, estagnação ou até regressão na fala, além de comportamentos como repetição de palavras ou frases (ecolalia), falta de resposta ao serem chamadas e hiperfoco em temas ou objetos específicos (ex: dinossauros, letras, marcas). Também é comum observarem-se movimentos repetitivos (como agitar as mãos ou balançar o corpo), além de uma resistência a mudanças na rotina. Apesar destes sinais, muitas destas crianças têm capacidades notáveis, como uma excelente memória visual ou talentos específicos, que devem ser identificados e estimulados através de um plano de intervenção personalizado.
O diagnóstico precoce do autismo é essencial para promover o desenvolvimento da criança e aumentar a qualidade de vida. Deve ser realizado, por um pedopsiquiatra em colaboração com um pediatra do desenvolvimento, de forma a identificar fatores que possam influenciar o quadro clínico e a sua evolução como questões neurológicas, sensoriais, genéticas, metabólicas ou nutricionais.
A avaliação e intervenção precoce por terapeutas especializados pode fazer toda a diferença no desenvolvimento das capacidades de uma criança com PEA. É essencial o diagnóstico precoce ,avaliando os pontos fortes e fracos para traçar um plano de intervenção adequado e personalizado. O treino parental é fundamental garantir a continuidade do trabalho terapêutico em casa, assim como a articulação com os diferentes ambientes que envolvem a criança, como a família, a escola e outros espaços do seu dia a dia. Nesse sentido procuramos fazer ações periódicas de formação e intervenção em contexto, nomeadamente com articulação com o meio escolar