2023-12-07

Terapia Ocupacional

Importância das rotinas na PEA

A rotina desempenha um papel crucial no desenvolvimento e bem-estar de crianças com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA). A PEA é uma condição caracterizada por dificuldades ao nível da comunicação, interação social e comportamento. Muitas crianças com PEA podem beneficiar significativamente de rotinas bem estruturadas e previsíveis, por diversas razões, tais como:

 

  • Redução da ansiedade: A previsibilidade das rotinas ajuda a reduzir a ansiedade em crianças com PEA, dado que podem sentir-se mais confortáveis quando sabem o que esperar. Mudanças abruptas ou imprevisíveis na rotina podem ser um fator de stress para essas crianças, pelo que uma rotina consistente proporciona segurança à criança.

 

  • Facilita a compreensão: Crianças com PEA podem ter dificuldades na compreensão de informações sociais e ambientais. Uma rotina definida e consistente ajuda a criança a compreender o que acontecerá em diferentes momentos do dia, permitindo que ela se prepare mentalmente para as transições e atividades.

 

  • Promove a independência: Uma rotina estruturada pode facilitar as crianças com PEA a desenvolver e a adquirir competências, como por exemplo ao nível dos autocuidados, vestir/despir, escovagem dos dentes, comer e a realizar atividades do dia-a-dia. Quando as crianças sabem o que irão fazer em cada parte do dia, podem tornar-se mais capazes e independentes.

 

  • Melhoria da atenção: Rotinas consistentes podem facilitar a manutenção da atenção da criança em determinadas atividades, uma vez que se habituam a realizar atividades em horários previsíveis.

 

  • Melhorias ao nível da comunicação e socialização: Através da rotina, é possível incorporar a comunicação e interação social, como cumprimentar, fazer pedidos ou responder a perguntas, de forma consistente, criando oportunidades para o desenvolvimento da linguagem e da comunicação. Para além disso, a rotina pode incluir momentos destinados a interações sociais, como brincar com os pais, irmãos ou colegas, o que ajuda a criança a praticar competências de interação social num ambiente previsível e seguro.

 

  • Facilita a intervenção terapêutica: Muitas crianças com PEA frequentam terapias específicas, pelo que uma rotina previsível permite que essas terapias sejam incorporadas de forma eficaz e consistente na vida da criança.

 

É importante salientar que a rotina deve ser adaptada às necessidades individuais de cada criança, tendo em consideração as suas preferências, interesses e competências. Para além disso, é importante equilibrar a previsibilidade com a flexibilidade, permitindo pequenas mudanças quando necessário, mas garantindo que a estrutura geral da rotina permaneça consistente.

O apoio de profissionais especializados em PEA, tais como terapeutas ocupacionais, terapeutas da fala e psicólogos, pode ser valioso na criação de uma rotina eficaz e benéfica para a criança com PEA.

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