Saúde Mental

Projeto Casa Adaptada

O Projeto Casa Adaptada foi desenvolvido e desenhado por forma a dar resposta a pessoas e famílias que experienciam na primeira pessoa, ou lidem diretamente com o diagnóstico de Perturbação do Espetro do Autismo (PEA). Pretende-se assim, colmatar as necessidades habitacionais específicas associadas à PEA e promover o bem-estar e qualidade de vida destas famílias.

 

Tem como objetivo a representação e construção de um projeto para casa-modelo (quarto) que responda às necessidades familiares e individuais de crianças e jovens com diagnóstico de PEA.

Esta construção torna-se possível através da parceria com o grupo INKGA, ao contribuir para um maior e melhor acesso a respostas específicas ao nível dos materiais e equipamentos.

 

 

Nas famílias onde se vive diretamente com o diagnóstico de PEA, os níveis de saúde mental poderão ser proporcionais à severidade das dificuldades da criança/jovem com esta Perturbação.

Assim, quanto mais severas forem as dificuldades, maior poderá ser o comprometimento da dinâmica e bem-estar da família. Por conseguinte, e face ao exposto, o conforto e a adaptação da estrutura habitacional devem garantir ao máximo a funcionalidade, concretização de rotinas e regulação de todo o agregado familiar.

 

Salientamos que todo o projeto foi desenvolvido de acordo com a literatura mais recente, as recomendações da NICE (National Institute for Health and Care Excellence) e a Checklist for Autism-Friendly Environments, por forma a atender às características, necessidades e preferências de indivíduos com PEA e as suas famílias.

 

Se sente que poderia beneficiar deste tipo de adaptação habitacional para promover um maior bem-estar familiar, não hesite em contactar-nos através do nosso serviço de consultoria.

Através dele, irá ser acompanhado por profissionais especializados que irão avaliar todas as necessidades da sua família e características do meio para uma resposta adequada e individualizada. 

 

Para mais informação sobre o Projeto, clique aqui.

 

AGENDE JÁ O SERVIÇO DE CONSULTORIA!

Outro artigos

Que podem interessar!
2022-05-10

Apoio aos cuidadores

2022-07-03

Importância da construção de materiais adaptados

2022-09-06

Mitos e verdades da Saúde Mental

2023-02-14

O autismo: Suporte familiar e as relações afetivas

2023-10-09

A família no processo terapêutico