2022-05-11

Psicologia

Modelo Denver

O Modelo Denver de Intervenção Precoce (Early Start Denver Model – ESDM) é uma forma de terapia comportamental para crianças com autismo entre os 12 e os 48 meses de idade.

Uma das suas principais características é que pretende promover a interação entre criança, família e terapeutas para, através de jogos e brincadeiras, se construírem relações positivas.

Através destas atividades conjuntas, a criança é incentivada a treinar competências cognitivas, sociais e de linguagem e a aprender. Esta aprendizagem ocorre durante brincadeiras e atividades quotidianas, utilizadas também para estimular a interação e a comunicação.

O envolvimento dos pais e da família alargada é fundamental para a evolução da criança dentro do Modelo Denver. Assim, os terapeutas não só podem explicar o modelo, como fornecer estratégias a serem aplicadas em casa e na escola.

Alguns dos aspetos a ter em conta são o seguir a liderança da criança, procurar estimular o contacto ocular, utilizar o reforço positivo e ter em conta a motivação da criança.

Outro artigos

Que podem interessar!
2022-04-05

A Intervenção Precoce nas PEA

2022-05-10

Apoio aos cuidadores

2023-02-14

O autismo: Suporte familiar e as relações afetivas

2023-03-28

A identidade além do diagnóstico: Os “rótulos” clínicos por detrás da funcionalidade

2023-10-09

A família no processo terapêutico