2022-03-21

Neurociência

Funções Executivas

As Funções Executivas (FE), são os processos responsáveis pela regulação de pensamentos, emoções e comportamentos. Estas incluem o controlo inibitório (a capacidade de suprimir respostas inadequadas ao contexto), a atenção e memória de trabalho (capacidade de armazenar e manipular temporariamente uma quantidade limitada de informações), o planeamento (domínio que envolve a predefinição de uma estratégia a ser implementada em situações novas ou rotineiras, na qual uma sequência de ações planeadas devem ser monitorizadas e atualizadas conforme necessário, com base no seu objetivo) a flexibilidade cognitiva (capacidade de alternar entre tarefas discrepantes), e as estratégias de regulação emocional (capacidade de avaliar, controlar, observar, e alterar o próprio estado emocional com o objetivo de alcançar uma meta).

Défices nas Funções Executivas têm sido associados com evidência à Perturbação do Espetro do Autismo (PEA), nomeadamente, ao nível do controlo inibitório, memória de trabalho, flexibilidade cognitiva, planeamento e regulação emocional.

No dia-a-dia, as Funções Executivas são essenciais, por exemplo, para o sucesso escolar, adaptação a mudanças, autonomia e interação social. Desta forma, dificuldades a este nível impactam a vida social, intelectual e emocional dos indivíduos (desde a infância até à idade adulta), sendo necessário intervir nesta área através de estratégias direcionadas.

Outro artigos

Que podem interessar!
2022-04-05

A Intervenção Precoce nas PEA

2023-02-14

O autismo: Suporte familiar e as relações afetivas