2022-06-22

Psicologia

Modelo DIR/FLOORTIME

As dificuldades ao nível do estabelecimento das relações sociais e das expressões emocionais são caraterísticas de uma Perturbação do Espetro do Autismo (PEA), sendo estas competências fundamentais para a vivência diária.

D.I.R, o modelo baseado no Desenvolvimento, nas Diferenças Individuais e na Relação, criado no final da década de 1980 por Stanley Greenspan e Serena Wieder nos Estados Unidos, é um modelo de intervenção intensivo e global, que compreende a criança como um ser único e, na sua individualidade, busca construir as bases para que ela possa pensar, comunicar e se relacionar através de um programa de intervenção adaptado que valorize os seus pontos fortes.

A abordagem Floor-time faz parte do modelo D.I.R., sendo uma abordagem interativa não dirigida que tem como objetivo envolver a criança numa relação afetiva através da sistematização da brincadeira.

No Floor-time (tempo de chão), segue se o interesse da criança e são usadas interações semiestruturadas de resolução de problemas no qual a criança é desafiada a alcançar o maior domínio das suas capacidades sociais, intelectuais e emocionais tendo sempre em conta as diferenças individuais e o estádio do desenvolvimento emocional do indivíduo.

Esta é uma abordagem que pode ser utilizada por profissionais de várias áreas (psicólogos, terapeutas da fala e terapeutas ocupacionais) e com as devidas instruções estendidas aos cuidadores.

Este modelo pode ser adotado uma vez que, nas relações de aprendizagem, o adulto baseia as suas interações no afeto tendo por base as diferenças individuais e capacidades de desenvolvimento da criança. Este tipo de atuação permite o progresso dos seis níveis funcionais de desenvolvimento emocional: a atenção, envolvimento, reciprocidade, comunicação, utilização de sequências de ideias e pensamento lógico emocional.

O modelo D.I.R. é um modelo de intervenção que tem vindo a ser desenvolvido, com a aquisição de resultados encorajadores, pelo Interdisciplinary Council on Developmental and Learning Disorders (ICDL, 2000), dirigido por Stanley Greenspan e Serena Wieder, nos EUA.

 

‘All children have within them the potential to be great kids.  It’s our job to create a great world where this potential can flourish.’

Stanley Greenspan

Outro artigos

Que podem interessar!
2022-03-15

A importância da relação terapêutica

2022-09-09

Quem é o psicólogo?

2023-02-14

O autismo: Suporte familiar e as relações afetivas

2023-10-09

A família no processo terapêutico