2022-04-05
A Intervenção Precoce nas PEA
Encontre seu especialista. Converse com um profissional sem sair de casa. Indique-nos a sua disponibilidade! Posteriormente será contactado (a) para confirmação da data e hora.
O Psicólogo é um profissional de saúde que procura compreender e melhorar o funcionamento e bem-estar humano.
Este pode intervir em questões relacionadas com alterações comportamentais, cognitivas, emocionais, sociais e perturbações do foro psicológico, abrangendo todas as faixas etárias.
Existem três grandes áreas de especialização:
A Psicologia Clínica e da Saúde, o papel do Psicólogo Clínico centra-se em orientar a pessoa na resolução das dificuldades que vão surgindo ao longo da vida e em ajudá-la a encontrar as suas próprias respostas, facilitando a autorreflexão e o desenvolvimento pessoal.
Áreas de atuação:
- Saúde mental da criança, do adulto e do idoso (ex.: Perturbações de Ansiedade, Depressivas, do Comportamento Alimentar, etc);
- Dificuldades de aprendizagem;
- Problemas socioemocionais;
- Consumo e abuso de substâncias psicoativas;
- Dificuldades de adaptação a mudanças de vida relevantes, entre outras.
Quanto à Psicologia do Desenvolvimento, o Psicólogo tem que ter em consideração quatro grandes âmbitos essenciais para um desenvolvimento completo e saudável: físico, cognitivo, socioemocional e comportamental.
O desenvolvimento físico diz respeito a uma sequência de evoluções corporais que ocorrem ao longo do crescimento, que permitem adquirir competências especificas que tornam a criança e o adolescente cada vez mais capaz a nível motor;
O desenvolvimento cognitivo centra-se nos processos mentais e funções executivas que possibilitam a construção do conhecimento ao longo do seu crescimento;
O desenvolvimento social prende-se com a aquisição de competências que permitem a interação e a criação de relações com os outros;
O desenvolvimento emocional pressupõe a aprendizagem e compreensão dos nossos sentimentos e emoções, assim como dos outros;
Por fim, quando surgem dificuldades ao nível da expressão e compreensão socioemocional bem como de autorregulação, estas refletem-se em comportamentos menos adequados ou disruptivos que necessitam de intervenção especializada, com vista a eliminar estes comportamentos.
O desenvolvimento para além de estar dividido em quatro grandes áreas, está subdivido em determinadas etapas em que a criança e o adolescente poderão apresentar dificuldades. Estas dificuldades quando prolongadas no tempo, podem impedir a aquisição das competências necessárias para iniciar as novas etapas, prejudicando o seu processo de desenvolvimento global.
Assim, quando existe alguma discrepância entre o que é expectável no desenvolvimento e no comportamento da criança/ adolescente e o que é observado, o Psicólogo do Desenvolvimento deverá intervir.
Os seus objetivos serão o despiste/ diagnóstico das causas destas dificuldades no sentido de promover estratégias para as minimizar ou ultrapassar. Deverá orientar a criança/ adolescente e a sua família durante todo o processo e em todos os contextos de vida, de forma a assegurar o melhor prognóstico possível.
Alguns exemplos de dificuldades observadas são:
- Ansiedade infantil;
- Depressão infantil;
- Fobias e medos específicos;
- Perturbações Obsessivas e Compulsivas;
- Terrores noturnos e pesadelos;
- Perturbação de Desafio e Oposição;
- Hiperatividade e Défice de Atenção;
- Perturbações do Espetro do Autismo;
- Perturbações de eliminação: enurese e encoprese, entre outras.
Por último, a Psicologia do Trabalho e das Organizações é uma das áreas dentro da Psicologia que estuda e intervém no comportamento humano no local de trabalho. O seu principal objetivo é propiciar um ambiente que favoreça ao trabalhador atingir não apenas as suas metas de trabalho, mas também as suas realizações profissionais e pessoais. Assim, o papel do psicólogo passará por criar estratégias que combinem e satisfaçam tanto as necessidades das organizações como dos seus trabalhadores.