2022-06-17

Terapia da Fala

A importância da música na fala

A música e a linguagem são dois estímulos auditivos, estruturados de uma forma semelhante e que utilizam o mesmo sistema auditivo e aparelho vocal.

A aprendizagem destes elementos musicais e linguísticos funciona de forma idêntica, recorrendo aos mesmos processos auditivos e a partilha destes mecanismos parece ser responsável pela influência da música no desenvolvimento das capacidades de consciência fonológica.

A música e os seus elementos como o som, ritmo, melodia e harmonia podem ser utilizados para estímulo da linguagem pelos pais, educadores e terapeutas, mas, também, como método de intervenção nas perturbações do neurodesenvolvimento, de leitura e escrita, fonológicas, processamento auditivo, entre outras. Podem ser feitas diversas atividades tendo sempre em conta os objetivos delineados para trabalhar com a criança. Além do mais, é uma ferramenta fundamental para a estimulação da atenção e da comunicação verbal e não-verbal.

A música tem, então, um papel muito importante no desenvolvimento da criança, em especial na aquisição e desenvolvimento da linguagem. Incentive desde cedo o gosto pela música, ouvindo e explorando em todos os contextos onde a criança se insere:

- imitar os sons dos animais,

- imitar ritmos e melodias

- cantar as músicas dos animais,

- utilizar músicas temáticas para aquisição de vocabulário e imaginação (estações do ano, épocas festivas)

- explorar instrumentos musicais

Outro artigos

Que podem interessar!
2022-03-04

Tecnologia e as PEA

2022-03-30

Sinais de Alerta na Aquisição de Fala e Linguagem

2022-06-20

O Desenvolvimento linguístico durante a fase pré-escolar e escolar

2022-07-04

Linguagem e fala

2023-03-06

Disfonia infantil