2022-03-04
Tecnologia e as PEA
Encontre seu especialista. Converse com um profissional sem sair de casa. Indique-nos a sua disponibilidade! Posteriormente será contactado (a) para confirmação da data e hora.
A música e a linguagem são dois estímulos auditivos, estruturados de uma forma semelhante e que utilizam o mesmo sistema auditivo e aparelho vocal.
A aprendizagem destes elementos musicais e linguísticos funciona de forma idêntica, recorrendo aos mesmos processos auditivos e a partilha destes mecanismos parece ser responsável pela influência da música no desenvolvimento das capacidades de consciência fonológica.
A música e os seus elementos como o som, ritmo, melodia e harmonia podem ser utilizados para estímulo da linguagem pelos pais, educadores e terapeutas, mas, também, como método de intervenção nas perturbações do neurodesenvolvimento, de leitura e escrita, fonológicas, processamento auditivo, entre outras. Podem ser feitas diversas atividades tendo sempre em conta os objetivos delineados para trabalhar com a criança. Além do mais, é uma ferramenta fundamental para a estimulação da atenção e da comunicação verbal e não-verbal.
A música tem, então, um papel muito importante no desenvolvimento da criança, em especial na aquisição e desenvolvimento da linguagem. Incentive desde cedo o gosto pela música, ouvindo e explorando em todos os contextos onde a criança se insere:
- imitar os sons dos animais,
- imitar ritmos e melodias
- cantar as músicas dos animais,
- utilizar músicas temáticas para aquisição de vocabulário e imaginação (estações do ano, épocas festivas)
- explorar instrumentos musicais