2022-03-30

Terapia da Fala

Sinais de Alerta na Aquisição de Fala e Linguagem

São vários os sinais de alerta que podem evidenciar algum tipo de atraso ou disfunção no desenvolvimento da fala e da linguagem da criança. Por esse motivo, e porque é fundamental estar atentos a estes sinais, as nossas terapeutas da fala reuniram os principais associados a cada faixa etária que possa avaliar o atingir dos diferentes marcos da sua criança:

 

Até aos 6 meses:

  • não sorri ou sorri pouco
  • não é reciproco nas primeiras trocas de sons entre pais e filhos
  • não estabelece contacto ocular

 

Até aos 9 meses:

  • é um bebé silencioso, produz poucos sons
  • não responde a tentativas de interação
  • não reage ao seu nome e/ou a sons familiares

 

Até aos 12 meses:

  • raramente responde quando é chamado
  • não demonstra interesse em imitar
  • não produz as primeiras palavras

 

Entre os 12 e os 18 meses:

  • não diz ou diz poucas palavras
  • não comunica de forma alguma verbalmente

 

Entre os 18 e os 24 meses:

  •  não compreende ordens simples
  • mantém o uso de palavras “soltas”/isoladas
  • não parece saber os nomes de objetos familiares ou do quotidiano

 

Entre os 2 e os 3 anos:

  • não começa a juntar palavras para formar frases curtas
  • não utiliza a fala para passar a mensagem (ex: pedir algo, responder a questões,..)
  • não responde ou responde pouco
  • não interage ou interage pouco
  • não consegue seguir instruções com relação entre dois objetos (ex: “Põe o carrinho na caixa”)
  • não consegue responder a questões como “o que é?” e “onde está?”
  • não compreende as funções de objetos do dia a dia

 

Entre os 3 e os 4 anos:

  • apresenta um discurso incompreensível e confuso
  • não entra numa conversa nem demonstra interesse nisso
  • conhece e utiliza poucas palavras
  • apresenta um discurso muito difícil de entender mesmo para os familiares mais próximos

 

Entre os 4 e os 5 anos:

  • demonstra dificuldade em apreender cores, nomes de objetos e lugares e tende a substituir por “coisa”, “isso”, “aquilo”,…
  • omite, adiciona e troca sons nas palavras
  • comunica apenas para satisfazer necessidades, responder a questões e pouco mais

 

Em idade escolar:

  • não consegue associar as letras aos seus sons
  • dá muitos erros na escrita e de forma constante
  • lê muito devagar e sem expressividade
  • revela dificuldades na interpretação de textos, mesmo os mais simples
  • recusa-se constantemente a fazer tarefas relacionadas com a leitura e a escrita ou mostra-se muito cansado após estas atividades
  • utiliza frases mal estruturadas e/ou confusas
  • precisa que repitam várias vezes a orientação/ordem
  • não consegue manter o mesmo tema de conversa

 

Nos casos em que são observadas algumas destas características, é aconselhada uma avaliação em Terapia da Fala, de forma a, se necessário, intervir precocemente e facilitar o atingir das metas de desenvolvimento esperadas para cada faixa etária. 

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