2022-03-03

Psicologia

Jogo Simbólico

Vamos fazer um lanchinho? Hoje foi dia de cozinharmos com cenouras… Bolachas para a menina, queques para o cavalo e tiras de cenoura para a psicóloga. E que deliciosas estavam!

O “faz-de-conta” ou jogo simbólico, é a brincadeira mais representativa e típico da infância. Algo tão divertido em que podemos recriar experiências, representar situações imaginadas e utilizar objetos, atribuindo-lhe múltiplas funções. Além disso, através do jogo simbólico conseguimos também promover:

✅ Linguagem expressiva verbal e não verbal

✅ Comportamento social

✅ Habilidades emocionais

✅ Criatividade e Imaginação

✅ Comunicação e interação social recíproca

✅ Raciocínio lógico e abstrato

 

As crianças com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA), normalmente, apresentam dificuldades neste tipo de jogo por terem interesses restritos e repetitivos.

Através dele, é possível ensinar e/ou praticar atividades como alimentação, desfralde, ida à escola, ao parque, ao médico, regras e limites, ..., áreas de dificuldade para estas crianças.

No O2a Centro brincamos ao faz de conta de forma consistente, prazerosa e interessante para que as aprendizagens sejam integradas de maneira efetiva.

Porque o mundo faz de conta é muito real na imaginação de uma criança, permita-se brincar desta forma, tão simples, com a(s) sua(s) criança(s).

Outro artigos

Que podem interessar!
2022-07-03

Importância da construção de materiais adaptados

2022-09-09

Quem é o psicólogo?