2022-07-15

Terapia Ocupacional

Sistema Vestibular

E se andássemos sempre com a sensação de vertigem? E se um simples levantar de pé ao caminhar pudesse dar a sensação de quase cair no chão? E se ficássemos com tanto receio de nos movermos que evitávamos até interagir com os nossos amigos? E se precisássemos de rodar, pular, correr, baloiçar o corpo sempre que sentíssemos ansiedade, nervosismo e nos sentíssemos bem assim? E se não conseguíssemos perceber onde está o nosso corpo no espaço a ponto de ir contra os objetos? Estes são apenas alguns exemplos daquela que é a real dificuldade de alguém com alterações no processamento de informação relativa ao Sistema Vestibular!

Este sistema, localizado no ouvido interno, é ativado sempre que a cabeça se move ou sofre efeito da gravidade, permitindo-nos perceber onde estamos relativamente ao meio e ajustarmo-nos perante toda e qualquer mudança. É também o sistema associado ao equilíbrio e o que nos permite manter a estabilidade do campo visual e quando se verificam alterações neste sistema, torna-se difícil lidar com esta informação e adequar as respostas aos desafios do meio.

Qualquer sinal de alerta, é então de valorizar!

A intervenção por um Terapeuta Ocupacional com a criança, de forma precoce e consistente, poderá ajudar nestes casos e é importantíssimo atender às dificuldades sentidas para conseguir a longo prazo melhorias na autonomia, independência e acima de tudo no bem-estar da criança. Informe-se!

Outro artigos

Que podem interessar!
2022-03-14

Sistema Propriocetivo

2022-04-20

Sistema Visual

2022-06-30

Sistema Tátil

2022-03-10

Sistema Interocetivo

2022-11-07

Interoceção, o que é?