2022-06-30

Terapia Ocupacional

Sistema Tátil

Sistema Tátil, o sentido do toque.

Permite-nos sentir, conhecer e mapear todas as sensações de quando tocamos ou somos tocados: a vibração, textura, temperatura, tipo de toque (suave ou intenso), duração do toque e nível de dor. A pele é o órgão que recebe toda a informação, ou seja, todo o nosso corpo é o recetor do sistema tátil.

Quando este sistema não funciona em pleno, não somos capazes e participar e envolver-nos de forma satisfatória em várias atividades do dia-a-dia, como lavar os dentes, cortar unhas, vestir/ despir, comer, brincar. Influencia também interação com o outro e desenvolvimento da autoestima e autoconfiança.

Disfunções no Processamento Tátil podem resultar em comportamentos como birras, evitamento, medo, não reação aos estímulos e/ ou procura excessiva do toque.

  • Hiperreatividade: quando se é muito sensível/ reativo aos estímulos táteis. Por vezes, o mais leve dos toques pode provocar desconforto e, até mesmo sensação de dor, o que leva a que as crianças se escondam, façam birras e evitem certos estímulos.
  • Hiporreatividade: quando se é pouco sensível/ reativo aos estímulos táteis. Por vezes, as sensações do toque parecem ser insuficientes para seja detetado e processado. Nestes casos podemos ver a ausência de uma resposta por da criança, baixa consciência de si e da informação que a envolve, serem desajeitadas e/ou a procurar mais estímulos e mais intensos.

As birras têm várias causas, uma delas pode ser uma disfunção no processamento tátil. Evitamento, desconforto, ausência de resposta ou ser desajeitada não é uma questão comportamental! É dificuldade da criança em percecionar, organizar e processar a informação tátil e as respetivas emoções.

Se revê o seu filho em alguma das situações descritas ou tem curiosidade para saber mais sobre o Sistema Tátil, fale com os nosso terapeutas ocupacionais.

Outro artigos

Que podem interessar!
2022-03-14

Sistema Propriocetivo

2022-04-20

Sistema Visual

2022-03-10

Sistema Interocetivo

2022-07-15

Sistema Vestibular